A cosmética natural vem conquistando cada vez mais espaço, mas ainda existem muitas dúvidas (e confusões!) sobre o que realmente é natural, seguro e eficaz. Hoje, a Flor de Oliva responde às perguntas que mais ouvimos por aqui — para te ajudar a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com a natureza da sua pele.

Mito ou Verdade? Cosmético natural não tem conservante.

Mito!
Mesmo os produtos naturais precisam de algum tipo de conservação para garantir segurança microbiológica. A diferença está nos tipos de conservantes utilizados: em vez dos sintéticos controversos (como parabenos), usamos conservantes aprovados por certificações ecológicas, muito deles são usados em alimentos, como o sorbato de potássio.

Mito ou Verdade? Produtos naturais estragam mais rápido.

Mito! (em partes)

Os produtos naturais também são formulados com conservantes e antioxidantes, ou seja, também estão protegidos da oxidação e degradação. A diferença para cosméticos industrializados são os tipos de conservantes e a quantidade usada na fórmula: Produtos industriais tem um caminho mais longo entre produção e consumidor final, exigindo conservantes mais fortes e em maiores quantidades (o que pode ter um impacto para quem usa esse produto). Os cosméticos artesanais tem um caminho muito mais curto entre produção e consumo, principalmente por serem produzidos em baixa escala, permitindo o uso de conservantes e antioxidantes menos agressivos. De qualquer forma, é mito que cosméticos naturais estragam rápido, eles variam os prazos de validade entre 6 meses a 1 ano de durabilidade

Mito ou Verdade? Cosmético natural não funciona tão bem quanto o industrializado.

Mito!
Muitos ativos naturais têm alto desempenho científico comprovado: como a manteiga de bacuri, o óleo de rosa mosqueta ou as argilas. O que muda é que eles atuam de forma mais suave e inteligente, respeitando o ritmo da sua pele, sem causar efeito rebote ou dependência.

Mito ou Verdade? “Natural” e “vegano” são a mesma coisa.

Mito!
Um produto natural pode conter ingredientes de origem animal (como mel ou cera de abelha), enquanto um produto vegano não possui nada de origem animal, mas pode conter substâncias sintéticas e agressivas. Aqui na Flor de Oliva, valorizamos o que é natural, que promove bem-estar e saúde, dentro disso, podem conter ingredientes de origem animal, como os produtos da abelha. Nem tudo que é natural é vegano e nem tudo que é vegano é também natural, e mais, nem tudo que é vegano é necessariamente saudável.

Mito ou Verdade? Óleo facial entope os poros.

Mito!
Óleos vegetais puros, prensados a frio e escolhidos conforme o tipo de pele são altamente compatíveis com a pele humana. Por exemplo, o óleo de maracujá e o óleo de licuri têm toque seco e ação seborreguladora — ideais até para peles oleosas!

Mito ou Verdade? Desodorante natural não funciona tão bem.

Mito! (Mas com um porém)
Essa é uma dúvida super comum — e entendemos! Muita gente testa um desodorante natural e acha que todos são iguais. Mas a verdade é que a eficácia depende da formulação.

Quando bem desenvolvidos, os desodorantes naturais funcionam, sim, e com a vantagem de não bloquear as glândulas sudoríparas, permitindo que o corpo respire como deve ser.

Na Flor de Oliva, usamos ativos naturais potentes como:

Hidróxido de magnésio, que regula o pH e inibe o crescimento de bactérias causadoras do mau odor.
Óleo essencial de melaleuca, conhecido por sua ação antisséptica e purificante.
Extrato de sálvia, que auxilia na regulação da transpiração excessiva de forma natural.

O resultado? Um desodorante que cuida da sua pele, respeita o seu corpo e funciona de verdade.